Criançada na Cozinha???

junho 30, 2016 0 comments 661 Visualizações
criançada na cozinha

Uma das boas estratégias para formular, ensinar e consolidar bons hábitos alimentares de meninos e meninas é levá-los para a cozinha.

A cozinha é um lugar com muitos significados: 1) perigosa!: há objetos pontiagudos e cortantes; fogo; líquidos quentes; e realmente se torna perigosa se as crianças não forem monitoradas por adultos; 2) trabalhosa!: a rotina diária de comprar alimentos; sanitizá-los; cozinhá-los; e ainda lavar tudo o que se sujou no preparo das refeições tira qualquer encanto e a vontade de, ainda, monitorar nossos filhos nesse espaço; 3) um lugar que abraça!: quem não se sente abraçado quando capta o aroma do cafezinho, bolinho, pãozinho, e todos os “inhos” saborosos que perfurmam a nossa casa e nos trazem lembranças queridas?

Quando esse ambiente doméstico se torna um espaço para o aprendizado das crianças, coisas fantásticas acontecem como a descobertas dos nomes, formas, texturas e sabores dos alimentos de verdade; o consumo diversificado nas refeições; a quebra do medo de experimentar o novo; a formação do paladar para os bons alimentos.

Além disso, o melhor ainda não contei: o ato de cozinhar com a minha querida Sofia é uma grande escola para a generosidade, a escuta do outro, o compartilhamento, o trabalho em equipe, o diálogo, o afeto.

Então, mãos à obra! Ou melhor, mão na massa!

Por – Rita Ribeiro 

Clique aqui e faça sua inscrição no curso “Vou ser Pai. E agora?” um curso inovador, com dicas e informações para o Pai de Primeira Viagem.