Como montar o enxoval do bebê?

setembro 21, 2016 1 comment 2528 Visualizações
enxoval do bebê

A chegada do bebê exige que os pais se preparem durante a gestação a fim de oferecer o ambiente adequado para o novo membro da família. Nesse período de preparo, o enxoval é um dos pontos mais importantes para receber o bebê e, por isso, ele deve ser montado corretamente.

A seguir você vai aprender como montar o enxoval do bebê com os itens que não podem faltar em seus primeiros meses de vida. Acompanhe e acabe com suas dúvidas!

Não exagere nas compras

Comprar as primeiras roupinhas do bebê é uma das coisas mais prazerosas na hora de montar o enxoval, afinal, logo se imagina o novo integrante da família usando cada peça. Por esse motivo, muitos pais exageram ao adquirir roupinhas para o bebê e desperdiçam dinheiro.

Também tenha em mente que você provavelmente vai ganhar roupinhas de presente de amigos e familiares, então, compre apenas o necessário.

Atente-se aos tamanhos

É normal querer comprar vários tamanhos de roupas para garantir que o bebê tenha tudo à disposição. Mas de nada vai adiantar comprar todos os tamanhos e deixar as roupinhas ocupando espaço ou perder peças rapidamente.

Por isso, embora seja importante comprar roupas para recém-nascido, é comum que os bebês cresçam rapidamente e as roupas se percam logo. Por isso, invista em roupas de tamanho RN, mas foque seus esforços nas roupas um pouco maiores.

Compre os itens do enxoval do bebê de acordo com a estação

Outra dica para montar o enxoval do bebê é observar a estação para a qual está programado o nascimento.

De nada adianta comprar roupas de frio se sua cidade é muito quente e o bebê vai nascer no verão, por exemplo. Se ele vai nascer no inverno, escolha as roupinhas de acordo com o clima e invista em mantas, luvinhas e gorros.

Porém, não abra mão de uma variedade de peças, já que podem ocorrer mudanças atípicas de temperatura, como uma frente fria no verão, por exemplo.

Monte um kit de higiene

Para cuidar do bebê, é essencial incluir no enxoval um kit de higiene. Coloque na lista itens como hastes flexíveis, pomada para assaduras, lenços umedecidos, sabonete específico para a pele infantil, algodão e produtos similares.

Compre também fraldas de pano para colocar embaixo da boquinha do bebê após a amamentação, paninhos de boca e toalhas para banho.

Resista à tentação dos sapatinhos

Na hora de comprar sapatos, alguns pais compram tantos pares, que a maioria termina encostada no armário. Antes de sair comprando, lembre-se de que o bebê vai perder os sapatos muito rapidamente.

Além disso, alguns modelos podem ser lindos, mas desconfortáveis. Por isso, nesse primeiro momento, compre poucas peças e apenas as mais confortáveis.

Invista nas fraldas

As fraldas são itens muito importantes do enxoval e o seu bebê vai usar bastante. Compre as de tamanho RN em pouca quantidade, já que logo o bebê vai parar de usá-las e algumas crianças nem chegam a usar.

Invista nos tamanhos P e M, para já deixar guardado e, sempre que possível, aproveite as promoções em quantidade.

Inclua itens de cama e acessórios úteis

O bebê também vai precisar de itens de cama para deixar o quartinho confortável e seguro. Adquira um protetor de colchão para evitar acidentes, três kits de lençol para o berço, travesseiro anti-sufocamento, mantinhas e cobertores.

Também há alguns acessórios úteis que devem estar no enxoval do bebê, como um termômetro, aspirador nasal e chupeta.

Montar o enxoval do bebê corretamente vai garantir que o pequeno tenha tudo que precisa quando nascer. Incluindo os itens essenciais e fugindo dos supérfluos, você vai oferecer conforto para o bebê sem desperdício.

Esse artigo foi útil para você? Então que tal compartilhar com seus amigos e ajudar outros papais na preparação do enxoval?

728x90 - Como montar o enxoval do bebê?