Aprenda a trocar a fralda do seu filho

outubro 17, 2016 0 comments 2175 Visualizações
Aprenda a trocar a fralda

Não basta ser pai, tem que participar! Esse é o lema dos bons pais, e participar inclui dar banho, ajudar a alimentar e também aprender trocar a fralda. A maioria dos homens tem receio desse momento, é natural ter medo e até se sentir inseguro nas primeiras vezes devido à falta de preparo, mas não se deixe abalar.

Acompanhe o post de hoje e veja como realizar essa tarefa pode ser simples e sem mistérios.

Prepare-se

Primeiramente, lave bem as mãos e verifique se tudo que você precisa está por perto, afinal, você não pode deixar o bebê sozinho para ir buscar alguma coisa, certo?

Coloque o trocador em um lugar seguro e onde não haja risco de quedas e deixe tudo à mão: água morna, algodão, pomada para assaduras, fralda limpa e cesto de lixo por perto. Tudo pronto? Vamos à troca!

Siga um passo a passo para trocar a fralda

1. Preparando o bebê

Abra a fralda, levante as pernas do bebê e dobre a fralda para baixo. Aproveite e retire o excesso de sujeira com a própria fralda suja.

2. Fazendo a higienização

É importante limpar bem o bebê para evitar assaduras e infecções, então limpe com a água morna e algodão e depois seque bem. Como as meninas têm maior risco de contrair bactérias, limpe sempre da frente para trás.

Os lenços umedecidos até podem ser utilizados nessa etapa, mas não são ideais, pois podem deixar o bebê molhado. Além disso, podem causar alergia, então deixe essa opção só para emergências.

3. Trocando a fralda

A pior parte já passou. Agora você já pode tirar a fralda suja que está embaixo do bebê e colocar a limpa. Lembre-se de que ela já deve estar aberta e na posição correta, portanto, verifique a fralda antes.

Passe a pomada contra assadura ― é importante passar bem, principalmente nas áreas onde os elásticos da fralda ficarão em contato com a pele do bebê. Feche a fralda, sem apertar demais a barriga do bebê, descarte a suja e pronto.

Não se esqueça dessas dicas extras

  • Deixe mais de uma fralda por perto, no começo pode ser um pouco difícil e se você sujar a fralda ou dobrar as fitas de forma errada, precisa ter outra mão.
  • Tenha uma troca de roupa por perto caso vaze sujeira ou aconteça algum pequeno acidente.
  • Leve o brinquedo favorito do bebê com você. Crianças não gostam de colocar roupa, então pode ser útil para distraí-lo e acabar com o choro.
  • Meninos parecem adorar fazer xixi quando estão sem roupa, para evitar que você seja uma vítima do jato de xixi, coloque uma fralda de pano dobrada para fazer uma barreira.

Viu só como é fácil? Tudo bem, sabemos que, no dia a dia, as coisas não são tão simples, o bebê chora, se mexe e tenta escapar. Mas lembre-se de que a perfeição vem com a prática, então não se desespere se as primeiras trocas não correrem tão bem, com o tempo você vai acabar desenvolvendo uma técnica que funcione com seu filho.

Aprendeu como trocar a fralda do seu bebê? Quer saber mais sobre como cuidar do pequeno? Entre em contato conosco.

728x90 - Aprenda a trocar a fralda do seu filho