Saiba como economizar durante a gravidez

outubro 27, 2016 0 comments 2088 Visualizações
como economizar durante a gravidez

A animação e expectativa da chegada do bebê são seguidas por algumas dúvidas e incertezas. Entre elas, uma que tira o sono da maioria dos pais de primeira viagem: qual a melhor maneira de se programar para enfrentar os gastos que virão com o nascimento da criança?

A resposta para essa questão passa por economizar durante a gravidez, por isso, apresentamos, a seguir, maneiras simples para ajudá-lo nessa missão.

Analise o orçamento familiar

O ideal, quando se vai encarar novas despesas, é estar com a vida financeira em dia. Portanto, é necessário enxergar, desde já, como anda o orçamento familiar. Assim, é possível ver de que maneira os gastos com o bebê influenciam nele e se é preciso cortar alguns custos antes do nascimento da criança.

Com as mudanças no padrão de consumo da família se aproximando, é importante rever como o dinheiro de casa é destinado. Mudar o jeito de despender recursos desde agora te auxiliará a abrir espaço para os gastos que virão com a criança. É melhor se antecipar do que ser obrigado a fazer ajustes em cima da hora.

Projete os gastos futuros

Novos gastos se somarão aos que você tem hoje, portanto é grande a importância de redefinir prioridades, como elencado no item anterior. Mas, você sabe quais serão os tipos de gasto e o valor – mesmo que aproximado – deles?

Estimar essas despesas é fundamental para estar pronto para arcar com elas quando se tornarem cotidianas. As mais básicas são com fraldas e roupas: elas chegam antes mesmo do nascimento da criança, já que esses artigos costumam ser comprados com antecedência.

Outros gastos, como a necessidade ou não de comprar leite modificado para alimentação infantil, são aqueles que você só saberá depois que o bebê nascer.

Um jeito bastante eficiente de prever os custos de cada fase da vida da criança que está para chegar é fazer uma planilha de controle financeiro familiar. A partir dessa ação, é possível calcular como ficarão suas finanças após o nascimento do bebê.

Procure bons preços ao montar o enxoval

Às vésperas de ter o primeiro filho, alguns pais podem se deixar levar pela emoção e acabar até mesmo fazendo dívidas no intuito de montar o enxoval dos sonhos. Então, previna-se: nada de comprar por impulso, resista às tentações!

Como elas são muitas e de variadas formas, é fundamental você estipular o que vai comprar, pesquisar onde fará as compras e manter-se dentro dos limites estabelecidos previamente. E lembre-se: comprar produtos para crianças em lugares especializados ou no atacado ajuda – e muito! – a economizar durante a gravidez.

Não exagere no quarto do bebê

Aqui vale, de novo, manter bem curtas as rédeas do impulso de consumo. Nada de comprar na primeira loja que tiver um berço bonito exposto: pesquise! Verifique os preços dos móveis para quarto de bebê em mais de um lugar e opte pelo mais vantajoso.

E, principalmente, atenha-se a comprar aquilo que realmente for necessário e estiver de acordo com suas possibilidades.

Pense antes de comprar

Há muitos estímulos para que você compre sempre coisas novas para seu bebê. Mas antes de comprar, uma boa dica é sempre verificar com amigos, parentes e colegas que tiveram filhos recentemente, se eles não possuem itens que possam ser doados e usados pelo seu filho.

Roupas, alguns acessórios, cadeirinhas e até mesmo alguns móveis são artigos que, conforme a criança cresce, caem rapidamente em desuso. Se estiver em boas condições, não tenha vergonha de usar!

Além das dicas elencadas acima para economizar durante a gravidez, use sempre seu bom senso. Antes de comprar qualquer artigo para o filho que vai nascer, pense se tal aquisição é realmente indispensável. Pode parecer radical, a princípio, agir assim, mas nada melhor do que um pai equilibrado financeiramente para dar à mãe e à criança toda a atenção e cuidado que ambos precisam.

E você? Como pretende lidar com as despesas decorrentes da chegada do bebê? Deixe seu comentário!

728x90 - Saiba como economizar durante a gravidez