Precisamos conversar sobre a importância de brincar com seus filhos

agosto 17, 2017 0 comments 1024 Visualizações
a importância de brincar com os filhos

No mundo de hoje, é comum vermos pais sem tempo para seus filhos. Você trabalha horas extras toda semana, enfrenta o trânsito das grandes capitais, talvez ainda lute para dar uma passada na academia entre a casa e o trabalho e, quando finalmente chega em casa, tudo o que quer é tomar um banho e relaxar, certo? Por outro lado, você gostaria de participar mais da vida dos seus filhos, aproveitar os primeiros anos para criar laços fortes e memórias poderosas. E como pai moderno e engajado, você, provavelmente, entenda a importância de brincar com os filhos, mas, muitas vezes, não saiba como fazer isso.

Por isso, nós preparamos este material, que vai mostrar a você como organizar tempo na agenda para quem ocupa o lugar mais importante na sua vida.

O problema das rotinas sobrecarregadas

Como já dissemos, o dia a dia de trabalho dos pais estão cada vez mais corridos, com metas mais apertadas e exigências maiores. No entanto, as crianças também começam a sentir essa pressão desde cedo.

Com agendas cheias de atividades extracurriculares e cada vez mais conteúdos didáticos nas aulas, é difícil, para os pequenos, encontrarem tempo para brincar, e a situação só piora quando falamos de momentos de diversão entre pais e filhos.

Precisamos entender que o mundo da criança não deve ser preenchido com metas e objetivos a serem alcançados, como se fosse uma espécie de treino para a vida adulta. O cérebro da criança assimila os conceitos úteis às fases futuras durante as brincadeiras, quando explora sua criatividade, sua consciência corporal e sua empatia. Por isso, não é raro vermos crianças simulando situações enfrentadas pelos adultos, como quando fingem cozinhar ou fazem de conta que têm um emprego.

A importância de brincar com os filhos

Em um mundo onde 50% dos pais afirmam não terem tempo para brincar com seus filhos e 84% das famílias recorrem ao uso de tablets, as crianças precisam que seus pais encontrem tempo, em suas agendas, para brincadeiras, mesmo que por apenas 15 minutos diários.

Para a criança, o que importa é o momento de interação entre ela e os pais, e não tanto a brincadeira ou o brinquedo utilizado, uma vez que, para ela, tudo pode se tornar lúdico.

O papel do pai nas brincadeiras

Além de ser uma figura fundamental em momentos sérios da criação dos filhos, o pai também é essencial para ensinar que há momentos de diversão, mais livres da rotina e importantíssimos ao desenvolvimento saudável da criança. Ao se envolver em brincadeiras dinâmicas, levando os filhos a explorar o mundo ao ar livre, o pai os instiga a usar o corpo, correr, se aventurar e se arriscar.

Esse risco de errar e se machucar, quando assumido com a participação de um adulto, estimula a criatividade, a proatividade e a resiliência da criança, além de formar memórias e estreitar laços com o pai, que se torna um exemplo a ser seguido e um porto seguro.

Então, se você quer ser um pai engajado e participativo, que reconhece a importância de brincar com os filhos para criar laços e memórias que duram toda a vida, aproveite e confira também o material que preparamos para lhe ajudar a criar seu filho sem preconceitos, com uma inteligência emocional bem desenvolvida!

PROCURANDO O CERTIFICADO DE LICENÇA PATERNIDADE RESPONSÁVEL?EMITIR CERTIFICADO AGORA!
+ +