Como um homem pode ajudar na amamentação?

julho 21, 2017 0 comments 651 Visualizações
como um homem pode ajudar na amamentação

Durante séculos, a tarefa de cuidar dos filhos foi exclusivamente da mãe. Felizmente, essa é uma mentalidade que vem sendo modificada e os homens estão cada vez mais participativos e ligados no conceito da paternidade responsável.

As políticas públicas também estão reconhecendo a importância da presença do pai nos primeiros meses e anos de vida de seus filhos e, mesmo que de forma tímida, mudanças positivas estão sendo feitas, como a ampliação da licença paternidade de 5 para 20 dias.

Hoje, nós vamos falar sobre como um homem pode ajudar na amamentação. Sim, uma tarefa que parece exclusivamente feminina, mas que, se desempenhada de forma conjunta pelos pais, o bebê só tem a ganhar. Acompanhe com a gente.

Buscar informações para ajudar na amamentação

Os homens foram acostumados a vivenciar um papel secundário tanto durante a gestação, quanto nos primeiros meses de vida de seus filhos.

Sabemos que a maioria das informações sobre como cuidar de um bebê ainda são destinadas exclusivamente para as mulheres. No entanto, nada impede que os pais desenvolvam a consciência de buscar conhecimento na Internet, em cursos sobre paternidade responsável, nas consultas médicas ou até mesmo conversando com a sua companheira.

Evite ficar de espectador e se envolva em todo o processo gestacional. Lembre-se de que a mulher também não nasce sabendo como ser mãe: ela, assim como você, tem receios e medos e vai aprender aos poucos a melhor forma de fazer. Estar junto dela nesse momento ajuda a aliviar a ansiedade e a responsabilidade de ser a portadora de todas as respostas.

Estimular a ingestão de líquidos

Para produzir um litro de leite, a mulher deve beber uma média de três litros de líquidos por dia; caso contrário, corre o risco de ficar desidratada.

Muitas vezes, a mãe esquece de beber água, por causa das diversas tarefas que acumula. Ajude-a nessa rotina, seja colocando alarmes no celular dela, seja espalhando garrafas de água pela casa de modo que facilitem a ingestão de líquidos, mesmo que você não esteja junto.

Dividir os afazeres domésticos

O período da licença maternidade é extremamente cansativo para a mulher, pois ela está aprendendo a ser mãe, lidando com as diversas demandas que o bebê tem, e, ainda por cima, costuma acumular os afazeres domésticos.

O cansaço e o stress são prejudiciais para a qualidade do leite materno, portanto, o homem deve realizar as tarefas de casa sem ninguém precisar mandar. Trocar o lixo da cozinha e banheiro, fazer as compras e cuidar da alimentação do casal são apenas alguns exemplos de coisas que o pai pode fazer em casa e que vão auxiliar na amamentação.

Seja parceiro

Há uma cobrança muito grande em cima da mulher. Amigas, mãe, sogra: todo mundo se acha no direito de dizer o que deve ser feito em cada momento.

Acontece que nem sempre o que funciona em um caso, dá certo no outro, e esse tipo de comparação só causa maior ansiedade na mãe e pode até desencadear a depressão pós-parto.

Quando a mulher tem dificuldade em amamentar, por exemplo, ela se sente fracassada. É como se fosse menos mulher do que as outras que conseguiram desempenhar tal função sem nenhum problema.

Nessas horas, é preciso ser compreensivo. Nada de cobranças excessivas ou sair expondo a mãe aos familiares e enfermeiras.

Seja parceiro, converse com a mulher, dê privacidade e pesquise formas para ajudá-la nas tarefas que ela tiver sentindo dificuldade. Fortaleça o relacionamento de vocês para prover o bebê de bons cuidados e um começo de vida tranquilo.

Agora que você sabe como um homem pode ajudar na amamentação, leia também nosso texto com quatro dicas para os pais de primeira viagem.

728x90 - Como um homem pode ajudar na amamentação?

PROCURANDO O CERTIFICADO DE LICENÇA PATERNIDADE RESPONSÁVEL?EMITIR CERTIFICADO AGORA!
+ +