Conheça 6 formas de acalmar o choro do bebê

Avatar março 20, 2017 0 comments 2234 Visualizações
formas de acalmar o choro do bebê

É natural que os pais, especialmente os de primeira viagem, fiquem preocupados com o choro do bebê. Mesmo sabendo que crianças choram frequentemente, esse momento pode ser um pouco desesperador.

Ninguém gosta de ver o filho em lágrimas. Logo já queremos tomar alguma atitude para controlar a situação. Inclusive, esta é uma hora importante para que o pai se mostre mais participativo no dia a dia, ajudando a mãe a cuidar do filho quando ouvir o seu choro.

Então, para te ajudar, preparamos 6 dicas para acalmar o choro do bebê. Leia o post a seguir e tente colocá-las em prática!

1. Aprenda a identificar o choro do bebê

Mesmo que pareça difícil no início, aos poucos você reconhece o comportamento e as expressões do bebê a cada choro, aprendendo a diferenciar um do outro. Assim, fica mais fácil saber o que ele está sentindo para acudi-lo.

Normalmente, existem cinco razões principais para que eles chorem:

  • cólica: o choro costuma ter um som mais intenso, agudo e sofrido;
  • fome: o bebê faz um movimento com a boca semelhante ao que faz para mamar, o que geralmente emite um barulho como “né”;
  • sono: sua boca tende a ficar em formato oval, como um bocejo;
  • arroto: se ele não consegue arrotar, fica incomodado e contrai o abdômen para tentar expulsar o gás;
  • desconforto: dizem que o som parece um “heh”, indicando que algo está desconfortável, como a posição no berço, a fralda cheia ou o frio.

2. Mantenha a calma

Não adianta querer que a criança se acalme se o ambiente a sua volta não está sossegado. Por isso, é muito importante que os pais ou cuidadores permaneçam tranquilos e tenham paciência no momento da explosão do choro.

Apesar de existir um sentimento de tensão, é fundamental não perder o equilíbrio. Pense que todo o descontrole emocional será passado para o bebê. Portanto, veja se não há brigas ou discussões por perto, para que elas não deixem a situação ainda pior.

3. Crie uma rotina

Os três primeiros meses costumam ser mais intensos e imprevisíveis. Depois desse período, você pode estabelecer alguns horários e criar uma rotina para o neném. Assim, é possível se organizar e também permitir que ele identifique um fluxo diário das atividades.

Ao determinar um cronograma para amamentação, banho, sono ou brincadeiras, a criança já começa a perceber que esses eventos vão se repetir, e isso diminui sua ansiedade. É claro que alguns imprevistos ocorrem, mas manter uma rotina cria disciplina e facilita o dia a dia.

4. Ofereça segurança

O choro do bebê indica certos incômodos e, como ele ainda não tem nenhuma autonomia, precisa sentir que não está sozinho e que alguém vai resolver os seus “problemas”. Essa sensação de segurança é o que faz com que ele se acalme.

Demonstre a sua presença e mantenha os cuidados em dia para que ele se sinta protegido. Muitas pessoas são contra oferecer colo constantemente (para evitar que a criança fique mimada), mas tenha cautela para que a sua falta também não cause sofrimento — principalmente quando o bebê ainda não tem capacidade de compreensão.

5. Use os seus próprios artifícios

Apesar de todas as dicas e instruções que os pais estão acostumados a receber, existem segredos que só eles desenvolvem com seus filhos. Então, esse relacionamento diário é essencial para descobrir o que fazer na hora do choro.

Sobretudo nos primeiros meses, essas técnicas acabam sendo as melhores maneiras de acalmá-los. Entre as mais conhecidas, estão o ato de balançar o corpo segurando o bebê, cantar para ele, emitir sons como “shhh” e enrolar uma manta. Cada criança apresenta suas preferências. Experimente e descubra qual artifício deixa seu filho mais tranquilo.

6. Procure ajuda

Por fim, se você já tentou de tudo e mesmo assim não acalmou seu bebê, procure a ajuda de um profissional. Peça orientação para o seu pediatra e não deixe que essa situação desgaste a rotina e a convivência da família.

E então, conseguiu aprender algumas formas de lidar com o choro do bebê? Ajude seus amigos compartilhando este post nas suas redes sociais!

728x90 - Conheça 6 formas de acalmar o choro do bebê