O que passa na cabeça do homem ao descobrir que será pai?

outubro 20, 2018 0 comments 6311 Visualizações
descobrir que será pai

A chegada de uma criança, mesmo quando planejada, traz grandes modificações na vida de qualquer pessoa: seja na vida prática ou mesmo no que diz respeito às prioridades e preocupações. Ao descobrir que será pai, diversas sensações começam a surgir: alegria, medo, dúvida, euforia, incerteza, êxito, ansiedade são alguns exemplos.

Pensando nisso, no post de hoje falaremos mais sobre os pensamentos compartilhados por muitos homens que acabam de descobrir que serão pais. Vamos lá!

Como me planejar financeiramente?

Planejada ou não, uma gravidez exigirá sempre um maior controle financeiro. Muitos homens ainda se consideram provedores e, por isso, a estabilidade financeira é um dos maiores receios.

Por isso, é crucial buscar maior segurança no mercado de trabalho. Se considerar conveniente, algumas atitudes (como mudar o foco da carreira, retomar os estudos, adquirir uma segunda profissão) podem ser positivas a longo prazo e devem ser consideradas e discutidas para que a família encontre a opção que se encaixa melhor em seu contexto.

Como ser um bom pai?

Como vou conseguir ter um relacionamento saudável com meu filho? Ele vai gostar de mim? Serei um bom pai? O que fazer para educar meu filho adequadamente?

Esses questionamentos são comuns em todos os pais. Todavia, são dúvidas saudáveis e importantes durante este momento de transição, segundo a psicóloga Margarida. Por isso, repensar atitudes durante os próximos meses pode ser bastante útil para aprimorar suas habilidades como pai. É importante que você:

  • comece a estabelecer prioridades para uma paternidade saudável;
  • mantenha, junto com a mãe do bebê, um relacionamento benéfico a dois, mesmo que não venham a criá-lo como um casal.

Como ficará minha vida sexual?

Algumas questões em relação à vida sexual do casal podem surgir, como:

A mulher deixará de ter interesse sexual?

As transformações físicas e emocionais que surgem durante a gravidez podem reduzir a libido da mulher, principalmente no primeiro trimestre, mas isso não é uma regra.

Manter o respeito e o diálogo é bastante benéfico em todos os momentos de uma relação e durante a gravidez não é diferente. Esse é um momento delicado, que varia muito de mulher para mulher e de casal para casal, o importante é ter paciência e, principalmente, respeitar o tempo que sua mulher leva para assimilar as mudanças pelas quais ela está passando.

O sexo pode prejudicar o bebê?

Um medo que atinge muitos homens é o de que o sexo possa prejudicar a saúde do bebê. Felizmente, essa questão é totalmente infundada.

O bebê fica protegido pelo líquido amniótico e, desde que o sexo não seja extremamente violento, ele não vai prejudicar a mãe ou o bebê. Em casos em que há histórico de abortos espontâneos ou placenta prévia, o médico pode recomendar um período sem relações sexuais (mas não costuma passar dos primeiros meses).

E o meu interesse sexual, pode acabar?

Ainda de acordo com a psicóloga Margarida, alguns homens podem ter o interesse sexual reduzido, por enxergar a mãe apenas como mãe e não como mulher. Nesse caso, é interessante buscar ajuda profissional (psicólogos), para melhor compreender a situação e manter o relacionamento e a gravidez saudáveis.

Como será minha vida daqui para frente?

Para a psicóloga Margarida Antunes Chagas, homens despreparados a lidar com frustrações podem sentir certa angústia com as mudanças e pensarem em questões como “o futebol de domingo” e “os finais de semana”. Outros possuem uma postura mais segura e veem a situação com alegria e otimismo.

Independente do momento da chegada de um filho (se foi planejado ou não, se o casal é novo demais para constituir família, se estão juntos ou não), ele deve ser encarado com maturidade e o pai deve se preparar para rever seus valores e assumir uma postura que será promissora e responsável para a situação.

Descobrir que será pai envolve um mix de sentimentos. A paternidade, todavia, é momento único na vida de um homem e, se bem vivenciada, proporcionará muitas alegrias e êxitos em sua vida. Assim, aprecie bastante essa etapa e seja um verdadeiro pai para seu filho!

Já passou por essa situação de descobrir que será pai? Quais outras questões surgiram em sua cabeça? Conte pra gente nos comentários!

728x90 - O que passa na cabeça do homem ao descobrir que será pai?

PROCURANDO O CERTIFICADO DE LICENÇA PATERNIDADE RESPONSÁVEL?EMITIR CERTIFICADO AGORA!
+ +