Pais de primeira viagem: veja 6 erros que você não pode cometer

outubro 11, 2016 0 comments 3677 Visualizações
Pais de primeira viagem

Ser pai pela primeira vez é uma alegria, mas com a satisfação da paternidade, vêm junto algumas responsabilidades, como a rotina de cuidados do bebê. Afinal, qual papai não se atrapalhou para dar o primeiro banho no filho, não é mesmo?

Cuidar de um recém-nascido não é uma tarefa fácil, mas dá para tornar a vida um pouco mais prática. Vamos conferir os 6 erros os pais de primeira viagem não podem cometer?

1. Ser muito rígido com os horários

É muito comum que os pais de primeira viagem sejam extremamente rigorosos com os horários de bebê, especialmente com a alimentação. Mas não é bem assim que funciona, pois tudo vai depender da disposição do pequeno, e não da agenda dos pais. Então, relaxe um pouco, ok?

2. Ficar comparando

Vivemos em uma sociedade competitiva e frequentemente vemos mães se gabando das conquistas dos filhos, como a primeira palavra, por exemplo. E então, nada mais usual do que ficar comparando nosso bebê com os outros.

Ficamos fazendo perguntas do tipo: “será que ele vai engatinhar tão cedo quanto o filho do meu amigo?” ou “quando ele vai começar a falar?” Desencane, pois cada um tem seu próprio desenvolvimento, e a tendência é você ficar frustrado se fizer essas comparações entre seu filho e os outros pequenos que convivem com ele.

3. Não cuidar de si próprio

Os pais de primeira viagem costumam ficar muito empolgados com a nova experiência que estão vivenciando. E por isso acabam se esquecendo do mais importante: se cuidar! Até porque precisamos estar dispostos para nos dedicarmos da melhor forma possível à rotina do bebê. Portanto, não fique culpado se tomar um banho mais prolongado ou se fizer qualquer outra coisa que lhe dá prazer no dia a dia.

4. Decorar o berço com exagero

Quando temos nosso primeiro filho, geralmente queremos mimá-lo antes mesmo dele nascer. E o resultado é um quarto visualmente poluído. E isso pode prejudicar o sono do bebê, que se sentirá estimulado com tantos objetos e cores. Por isso, na hora de decorar o berço, deixe de lado o exagero, ok?

5. Deixar a criança sozinha na banheira

A hora do banho do bebê deve se limitar a apenas essa atividade. Não se distraia com o celular, com o telefone ou a campainha tocando. Saiba que em questão de segundos e dois centímetros de água o pequeno pode se afogar. Portanto, tenha dedicação total na hora de banhar seu filho, combinado? O ideal é fazer isso com mais uma pessoa em casa, assim você fica apenas focado no momento de higiene da criança.

6. Achar que o motivo de todo choro é fome

É praticamente uma regra imposta pelos novos pais: qualquer choro é associado à fome. Mas não é bem assim que funciona. As lágrimas da criança podem ter como motivo cansaço, calor, agitação ou ele está somente entediado. Fique atento à sua necessidade, certo? Dê uma conferida na fralda, na temperatura ambiente ou que mais possa estar incomodando-o.

Gostou do nosso artigo? Tem alguma observação para citar que não foi mencionada no post? Comente e compartilhe sua experiência e suas sugestões conosco!

728x90 - Pais de primeira viagem: veja 6 erros que você não pode cometer