[E-BOOK grátis] O papel dos pais na formação do caráter dos filhos

baixar grátis

Pode ou não pode? Entenda o que é permitido fazer na gravidez

outubro 9, 2017 0 comments 693 Visualizações
permitido fazer na gravidez

A gravidez é um momento muito delicado para o casal. A mulher enfrenta grandes mudanças corporais e emocionais e o futuro pai também convive com medos e dúvidas sobre o novo papel que irá exercer. Durante os nove meses, muitas perguntas costumam surgir sobre o que é permitido fazer na gravidez.

Se você tem essas dúvidas e quer informar melhor sua parceira, podemos ajudar!

O que é permitido fazer na gravidez?

Pintar o cabelo?

Os médicos desaconselham porque a química usada no cabelo é muito forte e há o risco de ser absorvida pelo couro cabeludo da mãe e assim prejudicar o bebê.

A orientação é não fazer nenhuma pintura pelo menos até o 4º mês, que é a fase mais crítica de formação. Depois, a grávida pode usar tinturas sem amônia, desde que evite passar na raiz do cabelo.

Vale lembrar que outras químicas, como progressivas, alisamentos e permanentes, são proibidas durante toda a gravidez.

Tomar remédios?

O ideal é não tomar remédios nesse período, mas alguns podem ser utilizados com moderação para aliviar problemas comuns à gravidez, como azia, dor de cabeça e enjoo.

Durante o pré-natal, a equipe de saúde indicará a vocês os medicamentos que são permitidos para esses sintomas. No caso de outros tratamentos, o médico vai avaliar a necessidade e acompanhar de perto.

Vocês nunca devem administrar remédios sem orientação médica!

Passar por cirurgias?

A orientação geral dos médicos é fazer o menor número possível de intervenções no corpo da mulher durante a gravidez.

Se houver necessidade de cirurgia, o caso será analisado com muito cuidado. Depois de ponderar os riscos e benefícios da operação, a equipe médica pode decidir por liberá-la ou deixá-la para depois do parto.

Dirigir?

É possível dirigir normalmente durante quase toda a gestação. Em geral, os médicos liberam até o 7º ou 8º mês.

Contudo, é preciso ter cuidado com o cinto de segurança. Ele deve passar na parte inferior do abdômen, assim não comprime o bebê.

A mulher deve observar também sua condição para encarar o trânsito. A gravidez pode deixá-la sonolenta e com reflexos mais lentos, além de mexer com o emocional.

Fazer exercício físico?

Claro! Atividades físicas são ótimas para manter a qualidade de vida da mulher durante a gestação.

Mas atenção! Vocês precisam da liberação do médico e do acompanhamento de um educador físico.

Ter relações sexuais?

Desde que não haja nenhum problema com a gravidez, o casal pode continuar normalmente sua rotina sexual durante todo o período. Se aparecerem problemas como cólicas ou sangramento, é preciso buscar orientação médica.

É importante saber que a diminuição da libido é normal na gestação, principalmente durante o primeiro trimestre. Além disso, dificuldades como indisposição, enjoos ou desconforto com o tamanho da barriga também podem afetar o interesse da mulher pelo sexo.

Algo totalmente permitido, durante toda a gestação, é oferecer à sua parceira muita compreensão e carinho — esse período será bem mais leve se ela contar com seu companheirismo!

Agora que você já sabe o que é permitido fazer na gravidez, vocês passarão por esses meses com mais tranquilidade. Lembre-se que o acompanhamento médico é fundamental nesse período.

O que achou do texto? Tem outras dúvidas? Comente neste post e responderemos para você!