Por que algumas mulheres não têm desejo sexual na gravidez?

outubro 1, 2018 0 comments 4658 Visualizações
Por que algumas mulheres não têm desejo sexual na gravidez?

Quando a mulher engravida, a rotina do casal muda. E isso é normal, afinal, a gestação é um período em que a sua esposa desenvolve um novo ritmo, muda as preferências e também a disposição.

Essas mudanças acontecem tanto por razões fisiológicas como emocionais, podendo causar desconfortos e outros sintomas como a queda no desejo sexual.

É justamente sobre essa redução da libido feminina que vamos falar. Continue a leitura e tire as dúvidas sobre os motivos que levam a essa diminuição do desejo sexual na gravidez e o que fazer para manter a vida sexual ativa durante essa fase. Confira!

O que muda no corpo da mulher durante a gestação

Durante a gestação, a mulher passa por inúmeras mudanças físicas.

Há uma maior produção de hormônios como, por exemplo, os corticoides — que acabam aumentando a sensação de cansaço, dores de cabeça, agitação e insônia — e a progesterona — responsável por mudanças de humor, dor nas mamas, aumento do apetite e retenção de líquido.

Tudo isso sem mencionar os demais sintomas, como as cólicas, náuseas e o constante ganho de peso presentes durante os nove meses de gestação.

Além do aspecto físico, também há também a questão emocional com a insegurança no primeiro trimestre da gravidez por medo de um aborto espontâneo, baixa autoestima e ansiedade.

Ufa, em meio tantas mudanças, como fica o desejo sexual na gravidez?

O desejo sexual na gravidez pode diminuir

Devido às alterações que ocorrem com as grávidas, é possível — e totalmente normal — que muitas delas sintam incômodos durante o ato sexual.

Isso se deve à diminuição da libido e da lubrificação vaginal, ao aumento da dificuldade de atingir o orgasmo, à hipersensibilidade nos seios, o cansaço físico e mental e, no último trimestre da gestação, por causa do crescimento da barriga e da dificuldade em encontrar uma posição mais confortável durante a relação.

Contudo, esse comportamento não é via de regra e não implica que todas as grávidas apresentarão as mesmas características. Por esse motivo, é muito importante se manter presente, ser participativo e companheiro da sua esposa nessa nova etapa da vida.

Além disso, algumas outras atitudes podem ser tomadas para ajudar a manter a libido da sua mulher. Conheça algumas delas!

O que fazer para manter a libido

Caso a libido da sua parceira diminua durante a gravidez, não veja isso como um problema, pois é, sim, possível lidar com essa situação e manter o contato sexual neste período.

Diálogo é fundamental

Para ajudar, é preciso que acima de tudo haja diálogo entre o casal. Procure saber o que ela está sentindo, seus medos, angústias e tente entender o que ela espera que você faça para ajudá-la nesses momentos.

Melhore a sua autoestima

Mostre que as mudanças físicas da sua amada não alteraram em nada sua beleza. Levantar a autoestima da sua esposa é muito importante durante a gravidez, pois ela vê inúmeras transformações em seu corpo, o que acaba minando sua confiança. Faça-a sentir bonita, confortável, amada e especial.

Aposte nos momentos a dois

Outra dica importante é não abrir mão dos momentos a dois. Isto é, por mais que a cada dia vocês se preparem para uma vida como pais, não podem esquecer que também são um casal. Por isso, namorem bastante, saiam para jantar e aposte nos momentos de romantismo e carinho entre vocês. Além de deixá-la mais relaxada, esses encontros ajudarão a trazer de volta a excitação.

Diversifique as posições durante o sexo

Por fim, busque diversificar as posições sexuais para que fique mais confortável o sexo e, se a lubrificação íntima da sua mulher reduzir, é possível incluir na relação o uso de lubrificantes e hidratantes vaginais.

Como você pôde perceber, se o desejo sexual na gravidez diminuir, não é preciso se preocupar. Manter a intimidade do casal e estar ao lado da sua parceira são os primeiros passos para espantar as neuras e garantir uma vida equilibrada e ativa sexualmente tanto para o homem quanto para a mulher, durante toda a gestação.

Ficou com alguma dúvida sobre o desejo sexual na gravidez ou quer compartilhar suas experiências no assunto? Deixe seu comentário. Queremos te ouvir!

728x90 - Por que algumas mulheres não têm desejo sexual na gravidez?

PROCURANDO O CERTIFICADO DE LICENÇA PATERNIDADE RESPONSÁVEL?EMITIR CERTIFICADO AGORA!
+ +