Saiba como ter uma gravidez saudável

Avatar setembro 20, 2016 0 comments 1664 Visualizações
gravidez saudável

Quando a mulher descobre que está grávida, ela percebe que sua rotina precisará mudar. São vários os aspectos do cotidiano que precisam ser alterados para que a futura mamãe adapte sua rotina às novas necessidades do corpo, afinal, ela agora precisa se cuidar duas vezes mais.

Hoje vamos dar algumas informações para que você, papai, saiba como ajudá-la a ter uma gravidez saudável. Continue a leitura e confira!

Saiba que o pré-natal é imprescindível

Realizar o acompanhamento da gestação ajuda a prevenir vários problemas, já que o médico poderá avaliar o desenvolvimento do feto e indicar as vitaminas que podem ser necessárias, além dos cuidados que precisam ser tomados em casos de gravidez de risco.

Ajude-a na adaptação dos hábitos alimentares

Embora haja quem diga de que a mulher deve comer muito mais apenas por estar grávida, isso não é verdade. De fato, ela poderá sentir mais fome durante a gravidez, mas o importante não é comer em grandes quantidades, mas sim ter uma alimentação equilibrada, com muitas frutas e verduras, já que as vitaminas e minerais ingeridos serão transmitidos ao bebê.

Tenha cuidado com alguns alimentos

Embora uma alimentação variada seja necessária, as verduras e os legumes devem ser sempre bem lavados e as carnes não podem estar malpassadas ou cruas, por conta do risco de toxoplasmose. Além disso, alimentos como carnes, peixes, leite e ovos podem causar a salmonela, quando não são preparados corretamente.

Alguns alimentos devem ser evitados, como é o caso dos queijos camembert, roquefort, brie, gorgonzola e queijos brancos que não sejam industrializados. Isso porque eles podem transmitir uma doença chamada listeriose, que provoca problemas na criança e até mesmo aborto espontâneo. Melhor evitar, não é?

Estimule a prática de exercícios físicos

Uma dúvida bastante comum é com relação aos exercícios físicos que as grávidas podem praticar: será que eles fazem mal ao bebê? Na verdade, os exercícios não só são permitidos, como recomendados. Eles podem dar mais disposição e força para que o corpo aguente o peso extra causado pela gravidez, além de ajudar a reduzir o estresse físico do parto.

Gestantes que já praticam exercícios físicos não precisam parar de realizá-los, mas será necessário fazer algumas mudanças, por isso, converse com a pessoa que acompanha o treino da futura mamãe. É bom evitar esportes que possam causar quedas ou que tenham impacto, e optar por atividades como a natação, a hidroginástica e a caminhada, que são mais leves.

Incentive o exercício da musculatura pélvica

Exercitar a musculatura pélvica pode trazer diversos benefícios, como evitar a incontinência urinária, além de aumentar o prazer sexual. Durante a gravidez, ele pode ajudar a mulher a se preparar para o parto e a vantagem é que é muito simples de ser feito.

Para exercitar a musculatura pélvica, a mulher precisa relaxar e contrair os músculos da vagina. Cerca de dez vezes lentas e dez repetições rápidas já são o suficiente e podem ser feitas até mesmo sem que ninguém perceba.

Corte os hábitos nocivos

Hábitos que podem prejudicar a saúde do bebê – como fumar e beber – devem ser cortados. Mulheres fumante têm um risco maior de sofrer aborto espontâneo e bebidas alcoólicas podem causar a síndrome alcoólica fetal.

Tratamentos químicos no cabelo, como a tintura, escova progressiva ou relaxamento devem ser suspensos durante a gravidez, pois são tóxicos para os bebês. Tonalizantes sem amônia podem ser utilizados, desde que não tenham contato com a raiz do cabelo. Ainda assim, é importante checar com o médico antes de usar qualquer produto.

Preze pelo descanso para uma gravidez saudável

Durante a gestação, a mulher precisa descansar, pois ela se sentirá mais exausta por conta das mudanças do corpo e dos hormônios. Na hora de deitar, o indicado é um colchão firme e macio, com um travesseiro da altura do corpo.

Quando chegar ao segundo trimestre, para garantir uma gravidez saudável e confortável para a gestante, serão necessários três travesseiros. Um será colocado embaixo da barriga, outro no meio das pernas e outro na cabeça. A posição mais adequada é virada para o lado esquerdo.

Agora que você sabe o que é preciso para ter uma gravidez saudável, compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais!