Bebê prematuro: 4 dicas de cuidados especiais

Avatar novembro 9, 2016 0 comments 2242 Visualizações
bebe prematuro

Uma gravidez dura, em geral, 40 semanas. Ainda assim, muitas vezes os bebês acabam nascendo antes do dia previsto. Se isso acontecer até três semanas antes da data estimada, considera-se que o bebê nasceu “a termo”, ou seja, no tempo certo.

No entanto, se o nascimento acontecer antes da 36a semana, a criança será um bebê prematuro e pode precisar de alguns cuidados especiais. A necessidade desses cuidados vai depender do grau de prematuridade do recém-nascido: quanto mais “novos”, maior será o grau de imaturidade de muitos órgãos internos e do sistema imunológico.

Bebês nascidos antes de a gestação completar 30 semanas, por exemplo, serão internados na UTI Neonatal. Da mesma forma, aqueles que pesarem menos de 2 quilos.

Apesar de ser um momento de ansiedade para os pais ― principalmente os de primeira viagem ―, é preciso manter a calma para contribuir para o desenvolvimento do bebê. Por isso, listamos, a seguir, algumas dicas de como proporcionar o melhor cuidado para seu bebê caso ele nasça prematuramente:

1. Esteja presente durante o internamento

Durante o internamento, o bebê fica em um ambiente estressante. São agulhas, luzes e barulhos constantes, além de pessoas mexendo neles o tempo todo. Por isso, mesmo que os pais não possam ficar com a criança o tempo todo, o contato com eles é muito importante, tanto para o estabelecimento de laços quanto para o conforto do bebê.

Uma ótima forma de interagir com o bebê ― se recomendado e acompanhado pelo médico ― é participar do método canguru. Nele, a criança é colocada contra o peito de um dos pais e “presa” ali com um tecido.

A técnica faz com que os bebês se acostumem e aprendam a reconhecer os pais, além de contribuir para o desenvolvimento motor e cognitivo dos pequenos e para sua recuperação de forma geral. Com a participação das mães, o método canguru ajuda, ainda, a preparar a criança para amamentação.

2. Dê atenção e apoio à mãe

É comum a mulher se culpar pelo nascimento antecipado da criança, porém isso só a deixa mais vulnerável em um momento em que o bebê precisa de bastante atenção e cuidado. Por isso, procure ser presente e compreensivo, deixando claro que ela não tem culpa e que a família vai superar as dificuldades junta. Se necessário, incentive o acompanhamento psicológico.

Lembre-se também, de que assim que puder ir para casa (quando pesar cerca de 2 quilos e souber mamar), o bebê prematuro vai ter dificuldade para diferenciar o dia da noite. Além disso, ele deverá mamar com frequência para continuar crescendo, ganhando peso, se desenvolvendo e fortalecendo seu sistema imunológico.

Por isso, a vida da mãe será bastante afetada, especialmente os horários de sono. Sempre que puder, assuma os cuidados para que ela possa descansar.

3. Não tenha medo de adiar as visitas

Como o sistema imunológico dos prematuros é menos desenvolvido, é bom evitar que ele seja exposto a muitas pessoas. Se os familiares mais próximos quiserem visitá-lo, pergunte se todos estão saudáveis antes de marcarem a visita e oriente para que eles não beijem o bebê ou toquem suas mãos e rosto.

Não permita que qualquer pessoa fume dentro da casa, pois a fumaça aumenta o risco de morte súbita.

4. Participe das consultas e siga as instruções do médico

Uma criança nascida antes do tempo pode apresentar problemas cognitivos que só vão se revelar quando elas forem para a escola, por isso, é importante manter o acompanhamento médico, participar das consultas e seguir as orientações do profissional.

O bebê prematuro terá um calendário de vacinação diferenciado, que deverá ser seguido corretamente para auxiliar seu sistema imunológico em desenvolvimento. Fique atento, ainda, às orientações para manter a temperatura da criança, já que ela tem maior dificuldade para se esquentar, e procure ir a todos os especialistas recomendados para garantir que o bebê cresça com saúde e não tenha qualquer sequela por ter nascido antes do tempo.

Que outras dúvidas você tem sobre os cuidados com um bebê prematuro? Deixe um comentário!

728x90 - Bebê prematuro: 4 dicas de cuidados especiais