O que acontece com a mulher durante a gravidez?

Avatar fevereiro 15, 2017 0 comments 16499 Visualizações
mulher durante a gravidez

A gravidez é um período único na vida do casal. Mas é também um momento de grandes mudanças físicas e emocionais, e não apenas na mãe.

Esse período pode gerar dúvidas e incertezas nos futuros papais que precisam se preparar para ajudar a companheira a passar por essa fase com tranquilidade e amor.

Quer saber o que acontece com a mulher durante a gravidez? Ainda não sabe quais são as principais mudanças mês a mês? Continue com a gente e tire suas dúvidas!

Primeiro trimestre: 4 a 12 semanas

A menstruação atrasou e a futura mamãe começa a desconfiar que está grávida. A produção hormonal está a todo vapor, o que influencia no sistema neurológico da mulher.

Excesso de sono, aumento dos seios e enjoos frequentes: isso é o que acontece com a mulher durante a gravidez, especialmente nesse início. Além disso, a maioria dos sintomas são muito parecidos com uma Tensão Pré-Menstrual: dores nas mamas, no abdômen e instabilidade do humor.

A partir da 12ª semana, o ganho de peso é mais perceptível e o volume de sangue no organismo aumenta para suprimir a nova demanda do útero.

Além das mudanças no corpo, existe o novo estado emocional da gestante. A descoberta da gravidez traz consigo muito alegria e euforia, mas não é incomum que as futuras mamães também se sintam apreensivas com as novas responsabilidades. Soma-se a isso as preocupações vindas dos possíveis riscos da gestação nas 12 primeiras semanas.

Nesta fase, o apoio do companheiro é mais do que indispensável para garantir o bem-estar e a saúde emocional da gestante.

Segundo trimestre: 16 a 28 semanas

Você já conhece os famosos desejos de grávida, não é mesmo? É geralmente no segundo trimestre que eles começam a aparecer à medida que os enjoos vão sumindo. As mudanças pelo corpo continuam e uma barriguinha proeminente já pode ser vista. Em alguns casos, a futura mamãe já consegue sentir os movimentos do bebê.

Com o evoluir da gestação, a respiração começa a ficar mais difícil por conta da pressão que o bebê faz no diafragma do corpo da mulher, e já é possível saber o sexo do feto, cujo peso pode inclusive causar dores lombares e varizes.

A partir da 16ª semana o estresse e a ansiedade tendem a se reduzir sobremaneira, dando lugar a uma alegria e satisfação com a situação atual. Geralmente essa é a fase em que as gestantes se sentem mais seguras com relação à gravidez. Contudo, com a proximidade do terceiro trimestre da gestação, muitas grávidas começam a ficarem ansiosas sobre o momento do parto.

Por isso, procure ouvir sua companheira nesta fase da gestação. Estude com ela sobre o parto e conheça seus medos e expectativas.

Terceiro trimestre: 32 a 40 semanas

A partir da 32ª semana, é preciso uma dose a mais de paciência, tanto da gestante quanto do companheiro. Isso porque o peso da barriga já incomoda em alguns movimentos; dormir torna-se quase impossível. O corpo começa a preparar a futura mamãe para o parto e as mudanças de humor são bem constantes.

O bebê se encaixa na bacia, as contrações de treinamento ficam mais fortes, as idas ao banheiro mais frequentes e a ansiedade para conhecer a carinha do filhote está a mil!

Emocionalmente, a preocupação com o parto deixa as mulheres nervosas e bastante fragilizadas. Portanto, ofereça apoio físico e emocional, pergunte se ela precisa de algo e o que você pode fazer para ajudá-la a se sentir mais tranquila. É importante que sua companheira saiba que ela e o bebê estão amparados e protegidos.

parto está próximo e não tardará o momento de conhecer o filho de vocês! Aproveite as últimas semanas para se curtir e se preparar para uma nova etapa de vida, agora a três. O que acontece com a mulher durante a gravidez são desafios que certamente serão superados assim que conhecerem o bebê que chegou.

É pai de primeira viagem e se identificou com os períodos pelos quais sua esposa está passando? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente sua experiência!

728x90 - O que acontece com a mulher durante a gravidez?