6 tarefas que o pai pode fazer após a chegada do recém nascido

Avatar janeiro 17, 2017 0 comments 17856 Visualizações
6 tarefas que o pai pode fazer apos a chegada do recem nascido - 6 tarefas que o pai pode fazer após a chegada do recém nascido

A chegada de um filho muda a vida de um casal. São desafios e responsabilidades que se somam à rotina já atarefada de pais de primeira viagem.

Se para a mãe, cuidar de um bebê significa abrir mão de muitas coisas, o pai também deve estar preparado para ajudá-la, assumindo tarefas que facilitem a vida doméstica e da família em si.

Quer saber quais são as tarefas do pai de recém-nascido? Continue a leitura e saiba como fazer a sua parte nesse momento tão especial! Preparemos uma lista de 6 tarefas que o pai pode fazer após a chegada do recém-nascido!

1. Ajude nas tarefas domésticas

Cuidar de um bebê exige muito do tempo da mãe que, muitas vezes, é também a responsável por cuidar da casa e mantê-la em ordem.

Contudo, nesse momento em que ela precisa dar maior atenção ao bebê e amamentá-lo, é fundamental que o pai assuma as responsabilidades das tarefas domésticas.

Caso você não saiba executá-las, peça a orientação para sua companheira e pergunte como ela costuma fazer. Limpar a casa, lavar a roupa, e preparar as refeições fazem toda diferença para que a mamãe possa ficar tranquila e se dedicar mais ao pequeno que acabou de nascer.

2. Dedique-se ao seu filho

Trocar as fraldas, dar banho, vestir o bebê, entre outros cuidados básicos, são tarefas que você deve estar preparado.

Um curso de paternidade responsável é uma ótima pedida para aprender a lidar com essas responsabilidades. Durante a licença paternidade você terá tempo para aprimorar essas habilidades.

No entanto, não esqueça de planejar com antecedência como conciliá-las com o trabalho quando voltar à rotina profissional.

3. Dê atenção à sua esposa

Essa é a primeira experiência da sua parceira como mãe, logo a pressão para que tudo dê certo é ainda maior. E com todo o esgotamento físico e psicológico, variações de humor e instabilidade emocional são comuns.

Nesse momento, é fundamental que você dê atenção e contribua para que sua mulher se sinta amada e protegida. Certifique-se que ela tenha um tempo livre para si mesma, seja para dormir, se alimentar adequadamente ou mesmo tomar banho e cuidar da aparência.

Converse bastante com a sua companheira. Procure entender suas preocupações e faça com que se sinta segura e confiante de que está fazendo tudo certo na criação do filho de vocês.

4. Tenha contatos importantes sempre à mão

Por mais que estejam bem informados, pais de primeira viagem podem se deparar com imprevistos e situações com as quais não saibam lidar.

Nessas horas, é essencial que você e sua esposa tenham ao alcance das mãos o contato do pediatra, dos seus pais e amigos que já tiveram filhos para pedir conselhos e acionar em caso de emergência sempre que precisarem.

5. Estabeleça regras para visitas

Logo após o nascimento do bebê, é comum que parentes e amigos queiram marcar visitas para conhecê-lo. Mas cabe a você estabelecer regras para que esses compromissos não representem um desgaste maior.

Avise as pessoas para que não apareçam de surpresa, principalmente nas primeiras semanas. Combine o dia e horário mais apropriados, e mesmo assim, não se envergonhe se tiver que dizer que seu tempo agora é escasso.

Também não esqueça que a saúde do bebê é ainda muito frágil, por isso peça que os convidados lavem as mãos para pegar a criança no colo. Ao combinar a visita, oriente que se a pessoa estiver resfriada ou doente no dia, ligue novamente para adiar o compromisso.

6. Cuide de você

O pai também é vulnerável à pressão e ao estresse resultantes da dedicação intensa ao bebê nas primeiras semanas de vida. Por isso, além de se preocupar com a mãe e equilibrar responsabilidades, você deve cuidar para que o desgaste não comprometa sua capacidade de auxiliar a esposa no dia a dia do filho.

Procure formas de aliviar o estresse e não negligencie cuidados com a sua saúde física e mental.

Agora que seu filho está perto de nascer, comprometa-se com as tarefas do pai de recém-nascido. Sobretudo, seja paciente e faça da sua família uma prioridade.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outros pais de primeira viagem!

728x90 - 6 tarefas que o pai pode fazer após a chegada do recém nascido