Como conciliar trabalho e a chegada do filho?

Avatar outubro 19, 2016 0 comments 2977 Visualizações
chegada do filho

A chegada do filho é um marco na vida do casal. Uma imensa alegria mistura-se às preocupações com a nova realidade. E uma dessas apreensões é adaptar a agenda de trabalho aos cuidados com o recém-nascido após o período de licença paternidade.

Se você tem essa dúvida, confira no post de hoje 4 dicas de como conciliar trabalho e filhos nessa nova etapa de sua vida. Vamos lá?

1. Entenda suas novas responsabilidades

Ainda que o filho tenha sido planejado, você só poderá entender realmente suas responsabilidades com a prática do dia a dia. E para que essa experiência seja plena e feliz para toda a família, é preciso que você se acostume a abrir mão de alguns hábitos que tinha antes de o bebê nascer.

Ainda que sejam práticas banais, como chegar do trabalho e assistir ao futebol na televisão, em alguns momentos você precisará abdicar disso. E essa mentalidade deverá ser aplicada também em sua carreira.

Tenha em mente que a prioridade a partir de agora deve ser cuidar de sua família. Só assim você poderá reorganizar suas prioridades e passar o máximo de tempo possível acompanhando o desenvolvimento de seu bebê.

2. Negocie horários em seu trabalho

A negociação e adaptação dos horários de trabalho são essenciais, principalmente no primeiro ano de vida do bebê. Converse com seu gestor ou diretor sobre a possibilidade de tornar sua carga horária mais flexível.

Outra alternativa é tentar almoçar em casa. Pode parecer uma dica óbvia, mas será muito interessante para que você passe mais um tempo do dia com seu filho e sua esposa. Isso também pode auxiliar no caso de você precisar ficar até mais tarde no trabalho.

Em casos mais drásticos, pode ser que você precise procurar outro local de trabalho que permita que você passe mais tempo em casa. Evidentemente essa alternativa exige planejamento, mas pode ser necessária para que você consiga acompanhar o crescimento do seu filho.

3. Organize a rotina da casa para conciliar trabalho e filhos

Nesta etapa em que o bebê está prestes a chegar, defina com sua companheira um esboço de uma rotina com a criança. Os primeiros três meses serão essenciais para que vocês adaptem a rotina da casa e entendam os melhores horários para sonecas, banhos, idas ao pediatra, passeios, compras no mercado, etc.

Depois de um período que pode variar do 6º ao 12º mês de vida de seu filho, a rotina da casa estará estabelecida e vocês já estarão mais acostumados com os novos afazeres.

Mas lembre-se: a organização da rotina e a definição de prioridades serão muito importantes para que você consiga conciliar trabalho e filhos.

4. Tenha um tempo de qualidade com seu filho

Neste tópico, o que vale é a máxima “qualidade e não quantidade”. Se mesmo negociando no trabalho e organizando sua rotina você ainda não consegue passar tanto tempo quanto gostaria com seu filho, não sinta culpa.

Saiba que deve aproveitar cada momento de crescimento do bebê com qualidade, dando atenção e amor enquanto estiver com ele. Não perca a oportunidade de estar perto dele, ainda que seja em uma consulta ou no parque. Esses momentos serão fundamentais para criação de vínculo e companheirismo entre vocês.

Conciliar trabalho e filhos não é impossível. Com organização, tranquilidade e definição de prioridades você certamente compartilhará ótimos momentos com sua família.

E você, como pensa em conciliar trabalho e filhos? Compartilhe sua opinião nos comentários!

728x90 - Como conciliar trabalho e a chegada do filho?