Conheça 5 canções de ninar para fazer seu bebê dormir

Avatar março 20, 2017 0 comments 3912 Visualizações
Conheça 5 canções de ninar para fazer seu bebê dormir

Um hábito bastante comum dos pais é cantarolar canções de ninar para fazer seu bebê dormir. O que muitos não sabem é que esse comportamento traz diversos benefícios para a criança que vão muito além de apenas acalentar o sono dela.

O ato de entoar as melodias ajuda o recém-nascido a reconhecer e distinguir a voz do pai. Consequentemente, as cantigas aumentam o vínculo entre você e seu filho, estreitando os laços fraternais entre ambos.

Além disso, elas ajudam a acalmá-lo, passando a sensação de segurança, e ainda estimulam os seus sentidos e o desenvolvimento da memória. Por essa razão, reunimos 5 dicas de canções para você começar a cantar para fazer seu bebê dormir. Confira!

1. Nana neném

A primeira sugestão entre as canções de ninar não poderia ser outra que não fosse a popular Nana neném. Com diversas modificações na letra, nem sempre a melodia fala que “a cuca vem pegar”.

Na realidade, ao longo dos anos ela ganhou regionalismos e versões mais sutis pelos pais que buscam improvisar e acrescentar novas rimas, deixando a cantiga mais amável para o seu neném.

2. Brilha, brilha, estrelinha

Brilha, brilha, estrelinha é uma daquelas canções clássicas que certamente os seus pais cantavam para você quando era pequeno e, mesmo não tendo escutado há muito tempo, dificilmente esqueceu a letra, não é verdade?

Não é à toa que o seu ritmo é relaxante e tranquilo, fazendo dela uma ótima opção para induzir o pequeno ao sono.

3. Se essa rua fosse minha

Se Essa rua fosse minha é outro exemplo entre as canções de ninar que provavelmente fez parte da sua infância. É uma cantiga que fala de amor e dos cuidados que se tem com quem se gosta.

Com versos rimados, sua letra é bastante tradicional para acalentar o bebê e fazê-lo adormecer.

4. Boi da cara preta

Abordando o folclore brasileiro, Boi da cara preta é mais uma cantiga bastante conhecida para embalar o sono dos pequenos e que, assim como Nana neném, passou por modificações ao longo do tempo para suavizar as rimas e deixá-la mais carinhosa para os nenéns.

Em alguns estados do país, é comum encontrar versões mais longas e com trechos que trazem reflexos da cultura local.

5. Peixinhos do mar

Outra alternativa para embalar o sono do seu filho é a melodia Peixinhos do mar. Apesar de ser mais recente e ter letra um pouco mais longa que as demais, é uma oportunidade de explorar cantigas mais completas, recheadas de boas energias e que ainda contam uma pequena história — nesse caso, sobre um marinheiro que aprendeu a nadar.

Aproveite nossa lista de canções de ninar e experimente embalar o sono do seu filho com cantigas que o ajudarão a dormir com mais facilidade e aumentarão a ligação entre pai e filho.

E, se você esquecer como é a melodia, não se preocupe. A improvisação está permitida! Afinal, o que importa é a participação ativa da sua parte nesse pequeno ritual diário da criação do seu bebê.

Se gostou deste tema, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais — Facebook e Instagram — para conferir outras dicas e macetes importantes para quem é pai!

728x90 - Conheça 5 canções de ninar para fazer seu bebê dormir