Descubra as vantagens de ser pai depois dos 40 anos!

Avatar fevereiro 2, 2017 0 comments 10028 Visualizações
Ser pai depois dos 40

Embora não exista uma idade certa para ter um filho, é normal que cada fase da vida apresente certas vantagens e desvantagens para isso. Ser pai depois dos 40, por exemplo, pode ser uma experiência ainda mais prazerosa e encantadora.

Seja pela primeira vez ou não, os desafios são sempre diferentes. Até porque cada criança tem uma personalidade e requer atenção especial em questões distintas, não é mesmo?

Para saber mais sobre algumas das vantagens da paternidade nessa época, não deixe de conferir os tópicos abaixo.

Ter um filho muito esperado

Principalmente se o primeiro filho do casal nasce quando o pai já passou dos 40 anos, é muito provável que sua expectativa esteja em alta para viver essa experiência. Às vezes, esse desejo é adiado por dificuldades biológicas ou por outros motivos.

Logo, quando acontece, toda essa vontade é convertida em cuidados e dedicação com o bebê que foi tão esperado. Mas é bom lembrar que é preciso um pouco de cautela para que a superproteção não se torne uma realidade ― e um problema!

Poder estar mais presente

Normalmente, com 20 ou 30 e poucos anos as pessoas estão focadas em suas carreiras acadêmicas e profissionais. A preocupação em construir um bom futuro e a necessidade de pagar as contas em dia fazem com que esse período seja de muito empenho.

Não que não seja uma boa época para se ter um filho, mas é normal que os pais tenham uma vida bastante corrida. Já aos 40 anos, a maioria já alcançou maior estabilidade profissional e financeira, conseguindo conciliar melhor o trabalho e a participação na sua criação.

Além do mais, é possível ser ainda um melhor companheiro para a mãe da criança, ajudando-a a garantir uma gravidez saudável e feliz ― o que é imprescindível para a saúde dela e do bebê.

Contar com maior maturidade para educar o filho

Não dá para negar que pais muito jovens nem sempre estão amadurecidos o suficiente para a tarefa. Não que esse seja um empecilho para serem ótimos pais, mas fatores como a impulsividade da juventude e a falta de experiência podem acabar influenciando.

Com o passar dos anos, é natural que as pessoas adquiram maturidade e sabedoria para decidir, controlar, educar, ensinar, entre tantas outras missões. A paciência também tende a ser maior, assim como o preparo psicológico e o equilíbrio emocional.

Inclusive, esse deve ser um ponto de reflexão para todos os pais nessa idade. É importante saber usar as vivências para se tornar uma pessoa mais compreensiva e um bom exemplo para seus filhos.

Rejuvenescer a mente

Ter um filho renova as energias e faz com que praticamente toda a família saia da sua zona de conforto. A casa fica movimentada, surgem novas preocupações e obrigações, o dia a dia sai da mesmice.

Antigamente, havia maior diferença entre as gerações, além da expectativa de vida não ser tão alta como hoje. Mas não há mais grandes razões para se preocupar com isso e, mantendo hábitos saudáveis e o corpo ativo, dá para ser um paizão aos 40 ou 50 anos, ― com fôlego para acompanhar todas as atividades.

Fortalecer os laços afetivos

As reuniões familiares e o convívio com parentes e amigos mais próximos são reforçados com a chegada de um filho. Então, pode ser uma boa oportunidade de recuperar laços afetivos perdidos ou fortalecer ainda mais os já existentes.

Por mais que os pais já sejam bem independentes, é natural essa aproximação. Os encontros se tornam mais frequentes e todos podem acompanhar o desenvolvimento da criança, revigorando a união familiar.

E você, concorda com as vantagens descritas acima sobre ser pai depois dos 40? Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e descobrir também a opinião dos seus amigos?

728x90 - Descubra as vantagens de ser pai depois dos 40 anos!