4 dicas para pais de primeira viagem

Avatar setembro 26, 2016 0 comments 5717 Visualizações
pais de primeira viagem

Para os pais de primeira viagem, um novo mundo, inteiramente desconhecido, começa a ser gerado junto com o bebê. A partir do momento em que tomam consciência de que toda sua vida vai mudar de forma irreversível, os pais são arremessados em uma onda de novos sentimentos que vão do medo à mais doce sensação de encantamento.

Pensando em auxiliar você e seu cônjuge a passarem ilesos por essa montanha-russa emocional e ainda guardar energia para o baby (e acredite, vocês vão precisar), elencamos alguns conselhos preciosos de pais que já passaram por essa jornada e tiraram de letra. Acompanhe nossas dicas!

1. Siga os conselhos de outros pais de primeira viagem

Uma das grandes dificuldades para os pais de primeira viagem é lidar com o fato de que absolutamente todas as pessoas no mundo têm um palpite para dar sobre como criar a criança. É comum que os pais se sintam invadidos, desmerecidos, criticados, ou simplesmente incomodados com tantos pretensos especialistas.

Entretanto, é necessário entender que a preservação da espécie é uma preocupação ancestral da humanidade. Manter a segurança de nossos filhos e crianças em geral sempre foi a preocupação maior de nossos antepassados, e continua sendo.

Para que esse sentimento não tome conta de você e acabe consumindo sua energia com irritações que não vão levar a nada, procure a companhia e os conselhos de outros pais de primeira viagem. Pessoas que passaram pelo mesmo processo recentemente entenderão melhor seus sentimentos e necessidades e, certamente, terão sábios e válidos conselhos para transmitir.

2. Deixe de lado os maus hábitos

Sabe aquele hábito que você está pensando em largar já há algum tempo? A hora é agora! Quer motivo melhor para deixar um mau hábito de lado do que a chegada do seu filhote? Essa atitude, certamente, contribuirá para o bem-estar da criança e da sua companheira, além do seu, é claro. Una o útil ao agradável para garantir uma gestação mais tranquila para todos vocês.

Os vícios são os principais aspectos que devem ser revistos pelos pais de primeira viagem. Hábito não saudáveis, como fumar, beber em excesso e consumir drogas ilícitas, devem ser imediatamente corrigidos em nome da saúde de todos os membros de sua nova família e da harmonia no lar. Vícios como jogos, seja dentro ou fora de casa, que envolvam ou não apostas, devem ser combatidos.

3. Cuide da autoestima de sua parceira

Imagine engordar vinte quilos em poucas semanas, ter vontade de urinar a cada cinco minutos, ter os pés constantemente inchados e alterações emocionais constantes por conta dos hormônios. Tudo isso ao mesmo tempo e durante meses, sem pausa. É assim que sua companheira se sente.

Essas são as dificuldades enfrentadas pela grande maioria das mulheres. Sem mencionar as demais “opções”, que variam em maior grau como os enjoos constantes, a insegurança em relação às alterações no corpo, a preocupação em fazer a coisa certa pelo serzinho que está sendo gerado em seu ventre, etc.

Para amenizar esses sentimentos negativos, fica a dica: elogie sempre, mostre constantemente para mãe de seu filho o quanto você a admira e a valoriza. Dessa forma, você ajuda a tornar a gravidez um momento mais prazeroso para a sua companheira também.

4. Tenha sensibilidade

Mulheres grávidas sofrem alterações físicas e hormonais muito intensas, o que se reflete no humor, assim como a extrema necessidade de afeto e atenção. Se você passar mais tempo se ocupando com amenidades em vez de procurar tornar as coisas mais fáceis para a futura mamãe, com carinho e atenção, certamente estará causando emoções negativas para todos vocês.

O momento da gestação, além de ser mágico, também é tempo para o aprendizado. Procure sempre entender o que está se passando com sua parceira e ofereça seu apoio em cada uma das fases. Também não deixe de acompanhar momentos importantes, afinal de contas, você não vai querer perder nada, não é mesmo?

Gostou das nossas dicas para pais de primeira viagem? Compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais!

728x90 - 4 dicas para pais de primeira viagem