Confira 4 dicas de exercícios para facilitar o parto

Avatar outubro 4, 2016 0 comments 5256 Visualizações
exercícios para facilitar o parto

O parto é um processo fisiológico que exige preparação, tanto do corpo quanto da mente. Para isso, existem alguns exercícios que podem ajudar no fortalecimento da musculatura, melhorar a força física, movimentar o quadril e facilitar o encaixe do bebê na pélvis da mãe.

Mas afinal, qual o papel do pai nessa preparação? O nascimento é um momento único, e não somente na vida da mulher. O parceiro, que acompanha a preparação e o trabalho de parto de maneira ativa e presente, vivencia uma das transformações mais intensas que pode existir: o nascimento de um filho e de uma família.

Por isso, preste atenção nestas 4 dicas de exercícios para facilitar o parto, e ajudar a sua companheira a se preparar de forma mais saudável para esse momento único!

1. Exercício de Tailor

É um exercício simples que traz conforto e disposição para as grávidas. Basicamente, ele trabalha o fortalecimento e alongamento dos músculos das costas, pélvis e coxas. Além disso, ainda melhora a postura, o fluxo sanguíneo na parte inferior do corpo e, por fim, dá mais flexibilidade pélvica na mulher, o que facilita o parto.

Como fazer?

A mulher deve estar sentada no chão, com as costas eretas e as pernas abertas, na posição borboleta ― sola dos pés juntas e joelhos separados. Em seguida, com a ajuda dos cotovelos, deve empurrar os joelhos, delicadamente, em direção ao chão. Esse movimento deverá promover um alongamento na parte interna das coxas.

Dica: você pode ajudar sua companheira na execução dos exercícios. Que tal você exercer a pressão nos joelhos? Ofereça sua ajuda e sua companhia, ela vai gostar!

2. Movimento pélvico

Esse exercício deve ser feito na posição de quatro apoios (joelhos e mãos apoiando o peso do corpo). Ele fortalece a musculatura do abdômen e alivia as dores, tanto durante os últimos meses de gravidez quanto no trabalho de parto.

Como fazer?

A grávida deverá estar de quatro apoios. Para que a postura esteja correta, ela deve observar se os joelhos estão apoiados no chão sob os quadris, e se as mãos estão na mesma distância dos ombros. Os braços devem sempre estar esticados.

Em seguida, deve acompanhar a respiração. Durante a inspiração, contrair o abdômen e os glúteos, subindo as costas na forma de um arco. Em seguida, soltar o ar e relaxar as costas até voltar a postura inicial. A sequência deverá ser repetida de acordo com o ritmo da mulher, mas sempre acompanhando a respiração.

3. Exercício de Kegel

Esse é mais um exercício que visa fortalecer os músculos que compõem o assoalho pélvico da gestante. Esses músculos são muito importantes, pois têm como função suportar os órgãos pélvicos como útero, bexiga e intestinos. Por isso é fundamental trabalhá-los e mantê-los fortes para a hora do trabalho de parto.

Como fazer?

Existem várias maneiras de trabalhar a musculatura do assoalho pélvico. Contudo, algumas são mais fáceis para aquelas mulheres que ainda não têm consciência total da musculatura dessa região.

A gestante deve deitar-se com as costas no chão e as pernas flexionadas. Com os braços esticados, deve contrair a musculatura e suspender os quadris o máximo que for possível (sempre observando a contração muscular), mantendo essa posição pelo maior tempo que conseguir. Em seguida, deve soltar o ar lentamente e relaxar os músculos, voltando as pernas e as costas para a posição inicial. Repetir esta sequência de 25 a 50 vezes.

4. Agachamento

Além de fortalecer os músculos que serão usados durante o parto, os agachamentos ainda são muito úteis para as mulheres em trabalho de parto ativo, pois abrem a saída da pélvis e ainda ajudam no encaixe do bebê.

Como fazer?

A mulher deve estar numa parede com a coluna reta. Os pés devem ficar separados e alinhados aos ombros. A seguir, ela deve deslizar a coluna sob a parede até que as pernas estejam paralelas ao chão. Segurar a posição por, pelo menos, 15 segundos. Repetir o movimento de 5 a 10 vezes.

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