Entenda a importância dos exames pré-natal

Avatar outubro 4, 2016 0 comments 2595 Visualizações
exames pré-natal

A chegada de um bebê envolve muita preparação, tanto para a gestante quanto para o pai, e nessa fase o casal precisa buscar o auxílio de profissionais e pessoas experientes que possam ajudá-los na nova missão. O obstetra tem papel fundamental nesse período, pois deverá acompanhar mensalmente a gestante e o bebê e indicar consultas, vacinas e exames pré-natal.

Para você que é papai de primeira viagem, o pré-natal, assim como o nome já indica, refere-se à preparação que antecede o nascimento do bebê. Trata-se de um acompanhamento médico para garantir a saúde da mãe e da criança, além de dar mais segurança ao pai e familiares até a chegada do grande dia.

É recomendado iniciar o pré-natal assim que a mulher diagnosticar a gravidez ou antes de completar três meses de gestação, para que os meses seguintes e o parto ocorram sem riscos.

Há profissionais que defendem o conceito da “gravidez de 12 meses”, que sugere um acompanhamento antes mesmo do casal engravidar, para que os pais se preparem emocionalmente e fisicamente para o período.

Conheça alguns benefícios de realizar os exames pré-natal adequadamente:

Orientações sobre nutrição

Como o bebê recebe os nutrientes da mãe, a gestante é instruída no pré-natal sobre a importância de uma alimentação sadia e quais alimentos são proibidos, pois podem afetar a saúde dela e do bebê. Uma das recomendações médicas é evitar o consumo de álcool.

Esclarecimentos

Durante a gravidez, muitos mitos e muitas dúvidas surgem. Por esse motivo, é importante que a gestante aproveite as consultas do pré-natal para sanar as dúvidas sobre higiene, uso de medicamentos que podem afetar o feto e tantas outras questões.

Realização de exames pré-natal

Um dos principais benefícios é a realização de exames laboratoriais, pois, por meio deles, o obstetra verificará a necessidade de tratamentos específicos para garantir a saúde da mãe e do bebê.

No caso das gestantes, por exemplo, pode ocorrer o diabetes gestacional, que pode gerar danos à saúde da mulher, mas isso também pode ser contornado nop. A lista vai além do exame de glicemia:

  • Hemograma completo
  • Sistema ABO e fator Rh
  • HIV (vírus da imunodeficiência humana)
  • Sorologia para rubéola
  • Reação para toxoplasmose
  • VDRL
  • Sorologia para hepatite B e C
  • Sorologia para citomegalovírus
  • Urina
  • Fezes

Tratamento de possíveis doenças

Após a realização dos exames laboratoriais, é possível indicar alterações na saúde da mulher e tratá-las a tempo, evitando problemas futuros e, até mesmo, para a saúde do bebê. Um exemplo é o diagnóstico de anemia, que é muito comum nas gestantes, devido ao aumento da produção de sangue, que chega a ser 50% maior do que o normal.

Preparação para o parto

Com os exames pré-natal, o obstetra também poderá indicar qual atividade física é mais recomendada para a mamãe.

Muitos profissionais recomendam que a gestante se mantenha ativa, pois, com a saúde em dia, ela terá mais disposição durante a gestação e na hora do parto. Entre as atividades mais populares, estão a hidroginástica e o Pilates, mas apenas devem ser iniciadas sob indicação médica.

Viu só como os exames pré-natal são importantes? Compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais para que eles também saibam!