Entenda a importância das consultas pré-natal

Avatar dezembro 5, 2016 0 comments 3169 Visualizações
consultas pré-natal

Vai ser papai? Esse é um momento encantador e deve ser curtido da melhor forma possível. Porém, além de aproveitar a fase, você precisa conhecer mais sobre o assunto para poder fornecer os cuidados necessários à sua companheira e ao bebê. E, para isso, o primeiro passo é entender sobre a importância do pré-natal.

As consultas de pré-natal são de muita importância. Por meio delas, é possível colaborar para uma gestação saudável e sem riscos, tanto para a mamãe, quanto para o bebê. E, com o intuito de te ajudar nessa nova etapa de sua vida, preparamos este post com algumas informações sobre o assunto. Confira!

Orienta a gestante a ter hábitos saudáveis

Ter uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis são recomendações para todas as pessoas, em qualquer período da vida. Porém, durante a gravidez, essa responsabilidade aumenta ainda mais, pois a adequada alimentação da gestante colaborará para um melhor desenvolvimento do feto.

Durante as consultas pré-natal, o médico obstetra vai orientar sobre cuidados com a saúde, visando resguardar o bem-estar da mãe e do filho, além de controlar o peso da grávida, evitando o aparecimento de vários fatores de risco. Esses cuidados contribuem para a prevenção de vários problemas antes, durante e após o parto.

Trata problemas na saúde da mamãe e do bebê

Quanto antes forem diagnosticados e tratados os pequenos distúrbios e as maiores complicações, menores serão os riscos à saúde. Geralmente, na primeira consulta, o médico vai questionar sobre doenças já existentes, uso de medicamentos, antecedentes familiares, calendário de vacinas, cirurgias realizadas e vícios.

Também serão solicitados vários exames, tais como hemograma, glicemia de jejum, verificação de doenças como a sífilis, a AIDS e a hepatite, além dos exames de fezes, urina e papanicolau. A gestante também deverá fazer repetidas ultrassonografias ao longo da gravidez, em momentos específicos.

Prepara para a maternidade

O período de gestação é ótimo para que a futura mamãe se prepare para o parto e para o pós-parto. Ela deverá receber orientações quanto aos cuidados com o recém-nascido e com a própria saúde após o nascimento da criança.

Durante esse tempo, a grávida será orientada sobre sinais de trabalho de parto, tipos de parto e anestesia e possíveis complicações.

A participação do pai neste período é fundamental. Você deve procurar aprender como cuidar do bebê, a trocar as fraldas, dar banho, etc. É importante, também, aprender a cuidar da saúde de sua companheira, tendo paciência e procurando se informar mais para auxiliar nas dúvidas dela.

Essas consultas são essenciais em qualquer gestação, fazê-las é de extrema importância para a saúde. Os futuros papais devem incentivar suas companheiras e, sempre que possível acompanhá-las, dando total suporte e apoio a elas.

Assim, você garante uma gravidez mais saudável e tranquila para a mamãe e o bebê, além de compartilhar com ela a ansiedade, dúvidas e inquietações e ainda participa ativamente desse momento tão importante da vida de vocês!

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre a importância do pré-natal, aproveite e compartilhe em suas redes sociais, para que mais futuros pais possam ser orientados também.

728x90 - Entenda a importância das consultas pré-natal